Classificação do Estado Nutricional em Escolares e Suas Repercussões no Desempenho das Habilidades Motoras
Por Maria das Graças Paiva (Autor), Thaysa de Oliveira Lima Souza (Autor), Camila Fonseca de Oliveira (Autor), Carla Raquel de Melo Daher (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O objetivo do presente estudo foi quantificar o desempenho motor em escolares com e sem indicadores de desnutrição pregressa.
Métodos e resultados:
O desempenho motor foi determinado pela idade motora, através dos testes de motricidade fina, motricidade ampla e equilíbrio, usando a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa Neto, a qual permite a determinação da idade motora geral (IMG) e do quociente motor geral (QMG). Foram avaliados 47 escolares de ambos os gêneros, sendo 20 (grupo de risco- GR) e 27(grupo eutrófico - GE), da Zona da mata do Estado de Pernambuco-Brasil, classificados de acordo com o índice altura/idade recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2007), com idade cronológica média de 110,9 meses e 109,9 meses, respectivamente. Os resultados indicaram que o IMG foi significativamente menor (p=0,002) em GR em comparação ao GE, com 102,5 meses e 113,4 meses respectivamente. Do mesmo modo, os escolares do GR quanto ao QMG (95,3 meses) mostraram valores significativamente menores (p=0,001) que os do GE(102,5 meses) .
Conclusões:
Este estudo mostrou que escolares expostos à desnutrição pregressa apresentam alterações no desempenho das habilidades motoras. Tais informações podem ser úteis para estabelecer intervenções, prevenindo desenvolvimento de efeitos deletérios da desnutrição pregressa ao longo a vida.