Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o clima de sala de aula (CA) e a motivação (MO) durante as aulas de Educação Física utilizando diferentes estilos de ensino para o ensino de elementos técnicos esportivos. Participaram duas turmas do último ano da escolaridade obrigatória, num total de 40 alunos espanhóis (20 rapazes e 20 raparigas) com uma idade média de 15,4 anos. Num grupo foi utilizado o estilo de ensino de atribuição de tarefas (AT) e noutro grupo, ensino recíproco (ER). Para a análise das variáveis CA e MO, no final de cada sessão foram preenchidos os respetivos questionários, previamente validados através do julgamento de 5 especialistas em Psicologia do Desporto. Um teste t foi realizado para amostras independentes. Os resultados mostraram que há maiores escores de MO após as aulas desenvolvidas pelo estilo AT e maiores escores de CA após as aulas do estilo ER (p < 0,05). Em conclusão, recomenda- se que os professores de Educação Física utilizem os estilos TA e ER para aumentar MO e CA no ensino de elementos técnicos no bloco de conteúdo de jogos e esportes, em prol do aumento da aprendizagem significativa e duradoura nos alunos.

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