Resumo

A prática pedagógica dos futuros professores de educação física proporciona um contato antecipado com a realidade que se vai enfrentar durante a futura ação profissional. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência no ensino do futsal pelos estudantes de educação física da Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e verificar a influência da experiência de prática pedagógica do futsal, realizadas com crianças, na formação inicial dos estudantes. A prática pedagógica ocorreu nas duas turmas da disciplina de futsal do curso de educação física, envolvendo 58 estudantes de graduação e 73 meninas com idade entre 10 e 12 anos, nas dependências do complexo esportivo da UCS. Chamada de Clínica de Futsal Mirim Feminino, a atividade consistiu essencialmente na realização de uma clinica de futsal, durante os dois últimos sábados do mês de novembro de 2014, com uma duração de 8 horas cada dia. As atividades iniciaram pela manhã, com atividades voltadas para o ensino do futsal, por meio do modelo de ensino apoiado na teoria dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) e Iniciação Esportiva Universal (IEU), finalizando com a realização de jogos entre equipes formadas pelas participantes. A atividade é planejada antecipadamente em aula e durante a clínica, os estudantes passam pelas funções de professor, técnicos e árbitros, além de providenciarem a sonorização, alimentação e transporte das crianças, registros documentais e construção da tabela de jogos, escala de arbitragem, etc. O instrumento para a avaliação da prática pedagógica foi um memorial construído pelos estudantes, como parte do processo de avaliação da tarefa de aula. A análise foi feita por meio de categorias de análise, com base no roteiro para a construção do memorial. Quase todos os memoriais destacaram a importância da atividade na formação inicial, principalmente pela possibilidade de exercer várias funções dentro da educação física e principalmente por atuar diretamente com crianças durante um dia inteiro. "Aprender na prática" foi a expressão mais utilizada. Neste sentido, ao redor de 70% dos participantes destacaram que sentiram mais dificuldades na transposição do plano de aula teórico para a atuação prática com as meninas. As expressões "adaptação", "criatividade" e "inexperiência" foram as mais utilizadas para descrever este momento da prática pedagógica. Podemos concluir que o uso deste tipo de estratégia para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nos cursos de educação física é importante para a formação dos futuros professores, uma vez que permite um contato mais direto com a realidade que será enfrentada na sua ação profissional. Para finalizar, defendemos essas ações devem ser mais estimuladas durante a formação inicial em educação física.

Acessar