Clinica de Futsal e a Formação Inicial em Educação Física
Por G. M. M. Fonseca (Autor), L. H. Fassini (Autor), M. T. Ebert (Autor), R. F. Perotoni (Autor), L. M. Almeida (Autor), E. A. Cabral (Autor).
Resumo
A prática pedagógica dos futuros professores de educação física proporciona um contato antecipado com a realidade que se vai enfrentar durante a futura ação profissional. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência no ensino do futsal pelos estudantes de educação física da Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e verificar a influência da experiência de prática pedagógica do futsal, realizadas com crianças, na formação inicial dos estudantes. A prática pedagógica ocorreu nas duas turmas da disciplina de futsal do curso de educação física, envolvendo 58 estudantes de graduação e 73 meninas com idade entre 10 e 12 anos, nas dependências do complexo esportivo da UCS. Chamada de Clínica de Futsal Mirim Feminino, a atividade consistiu essencialmente na realização de uma clinica de futsal, durante os dois últimos sábados do mês de novembro de 2014, com uma duração de 8 horas cada dia. As atividades iniciaram pela manhã, com atividades voltadas para o ensino do futsal, por meio do modelo de ensino apoiado na teoria dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) e Iniciação Esportiva Universal (IEU), finalizando com a realização de jogos entre equipes formadas pelas participantes. A atividade é planejada antecipadamente em aula e durante a clínica, os estudantes passam pelas funções de professor, técnicos e árbitros, além de providenciarem a sonorização, alimentação e transporte das crianças, registros documentais e construção da tabela de jogos, escala de arbitragem, etc. O instrumento para a avaliação da prática pedagógica foi um memorial construído pelos estudantes, como parte do processo de avaliação da tarefa de aula. A análise foi feita por meio de categorias de análise, com base no roteiro para a construção do memorial. Quase todos os memoriais destacaram a importância da atividade na formação inicial, principalmente pela possibilidade de exercer várias funções dentro da educação física e principalmente por atuar diretamente com crianças durante um dia inteiro. "Aprender na prática" foi a expressão mais utilizada. Neste sentido, ao redor de 70% dos participantes destacaram que sentiram mais dificuldades na transposição do plano de aula teórico para a atuação prática com as meninas. As expressões "adaptação", "criatividade" e "inexperiência" foram as mais utilizadas para descrever este momento da prática pedagógica. Podemos concluir que o uso deste tipo de estratégia para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nos cursos de educação física é importante para a formação dos futuros professores, uma vez que permite um contato mais direto com a realidade que será enfrentada na sua ação profissional. Para finalizar, defendemos essas ações devem ser mais estimuladas durante a formação inicial em educação física.