Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica cultural do Campeonato Livre de Futebol Social do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, em Piracicaba/SP, e como objetivos específicos: 1) Analisar o futebol amador a partir dos gêneros do lazer, prática e assistência e; 2) Identificar e analisar os significados do futebol para os jogadores, espectadores e espectadores/jogadores do campeonato de futebol no clube. O clube tem se mostrado como um local propício para a vivência de atividades do âmbito do lazer. Um dos problemas que se apresenta é que, para o senso comum, a prática do esporte pode ser associada a uma ação ativa por parte dos sujeitos, em contrapartida, a assistência que pode ser relacionada a uma conduta passiva dos mesmos. Outro problema é que os campeonatos existentes dentro de clubes, por apresentarem características semelhantes às do futebol profissional, podem ser compreendidos como uma simples reprodução deste modo de jogar. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir de um levantamento das obras de autores da Antropologia, Sociologia e da Educação Física que se centram em um referencial cultural. A pesquisa de campo teve como base o referencial teórico-metodológico da etnografia e utilizou técnicas como a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Algumas similaridades com o futebol profissional foram os uniformes, regras e punições, aquecimento, rituais e gritos, a forma como os espectadores se comportam, a predominância de homens em relação às mulheres, os xingamentos aos árbitros e a outros jogadores. As diferenças observadas foram condutas em que predominam as ironias, a brincadeira, o lúdico, a possibilidade da educação pelo lazer e a ressignificação de valores como a sociabilidade e a amizade. No campeonato investigado há uma tensão presente, pois neste espaço de realização de atividades do âmbito do lazer no clube, pode-se vivenciar o futebol de forma recreativa, em que valores questionadores da sociedade capitalista estão presentes, ao mesmo tempo em que tal elemento da cultura se apresenta com características próximas ao futebol profissional. Concluímos que o lazer no clube proporciona às pessoas a construção de valores que tensionam o modelo de futebol profissional, assim como outros valores que predominam na sociedade atual. Assim, ocorre no clube um processo cultural e de educação pelo e para o lazer. Desta forma, este trabalho poderá contribuir para o debate nos campos do Lazer e da Educação Física, no sentido de demonstrar que instituições como o clube são espaços privilegiados para o desenvolvimento de ações pedagógicas no sentido da educação para e pelo lazer.

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