Resumo

A performance organizacional é apontada como a capacidade de otimização de recursos visando a eficácia e eficiência para se atingir os objetivos da organização. Por outro lado, é a estratégia que contribui para que a definição destes objetivos esteja alinhada e coerente com o futuro ideal da organização. Em momentos de instabilidade que impactam a sobrevivência da organização, a performance do gestor é imprescindível pois é quem mais impacta no alcance dos resultados. Nesta situação, novos conhecimentos e competências poderão ser requeridos para se adaptar às novas demandas. Uma forma de desenvolver competências no âmbito organizacional é através do Coaching executivo. Apesar da pesquisa sobre o Coaching executivo ser muito utilizada em diferentes áreas, não foram encontradas pesquisas que investigassem a sua aplicação na Gestão do Esporte. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivos verificar a aplicabilidade e os efeitos do Coaching executivo em uma organização que desenvolve um programa esportivo. Os objetivos intermediários foram, analisar as bases teóricas do Coaching e do Coaching executivo aplicáveis à Gestão do Esporte e averiguar, através da percepção do gestor, os efeitos de um processo Coaching executivo na performance individual e organizacional. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, através de estudo de caso e pesquisa-ação. A pesquisa foi estruturada em 3 etapas - diagnóstico, aplicação e avaliação pós o processo de Coaching executivo - e realizadas análise descritiva, de conteúdo e triangulação final. Os resultados demonstraram a aplicabilidade do Coaching executivo no contexto da Gestão do Esporte no caso estudado. Em relação à performance do gestor, o gestor demonstrou ter desenvolvido ou aprimorado as competências relacionadas a compreensão de novas perspectivas, maior consciência sobre si, sobre a organização e sobre o contexto que está inserida, definição de estratégias e priorizações. Quanto à performance organizacional, o gestor definiu uma nova direção para trilhar em relação à sustentabilidade da organização e definiu estratégias como a melhora do relacionamento e fidelização dos patrocinadores e uma melhor utilização das redes sociais. São apontadas limitações do estudo, contribuições teóricas e práticas e sugestões para o desenvolvimento de pesquisas futuras

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