Integra

Quem quiser ser candidato a cargos diretivos do COB não precisará mais ser membro de sua assembleia.

Isso quer dizer que desportistas como Lars Grael, Bebeto de Freitas, Magic Paula, Luiz Lima, entre outros poderão disputar a presidência a partir de agora. Até então, só cartolas das confederações com o mínimo de cinco anos no órgão podiam se candidatar.

A decisão faz parte da reforma do estatuto do COB, aprovado hoje, e mostra que acabou o exclusivismo de apenas a elite da cartolagem dirigir o olimpismo brasileiro.

Porém, outra mudança, que aumentava de um para doze a representatividade dos atletas na assembleia, não passou. Foram aprovados apenas cinco atletas na assembleia. A medição de forças é desigual: 35 cartolas contra cinco atletas... 

É claro que o atleta é a base da pirâmide do esporte. Por ser indispensável em qualquer modalidade ele é, também, a sustentação desse negócio milionário. Sem atleta, o negócio desmorona e a cartolagem cai.

Mas, por que tão poucos atletas ainda se envolvem nesse debate?

Por que tanta distância, omitindo-se de decidir sobre a gestão e o futuro de suas modalidades?

Por que, enfim, a cartolagem tem medo de dividir as decisões com o ator principal dos espetáculos, cujo desempenho também ajuda a lhes sustentar?

Apesar da mudança do estatuto do COB, permanece na agenda a proposta do nadador Luiz Lima e de Bebeto de Freitas, encaminhadas ontem em audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados: que se mude toda a estrutura diretiva do COB. Na avaliação deles – que é real – os que hoje permanecem na direção estiveram há anos sob o comando de Nuzman. Portanto, herdaram os vícios. E se a proposta é de renovação, que se faça nova eleição para que se tenha, de fato, nova mentalidade no comando do esporte olímpico nacional.

E no Ministério, heim? Com a família Picciani envolvida em denúncias de corrupção, quando vão trocar o titular da Esplanada dos Ministério.

Trocar por quem????

Para saber mais sobre as mudanças no estatuto:
https://www.cob.org.br/pt/Noticia/as-principais-alteraces-que-passam-a-nortear-o-cob