Coeducação e Experiências Positivas. Contribuições Para a Convivência a Partir da Expressão Motriz Cooperativa
Por Unai Sáez de Ocáriz Granja (Autor), Jorge Serna Bardavio (Autor), Pere Lavega Burgués (Autor), Antoni Costes Rodríguez (Autor), Jaume March Llanes (Autor).
Em Movimento v. 23, n 3, 2017. Da página 1053 a 1064
Resumo
Criar experiências positivas em Educação Física é um dos aspectos chave para favorecer a educação de relações interpessoais. Este estudo examinou o efeito das situações motrizes de expressão cooperativas (SMEC) sobre os estados de ânimo (EA) de universitários ao participarem em grupos separados e mistos. Participaram 81 alunos (22 meninas e 59 meninos) do curso de graduação em Ciências da Atividade Física e Esporte (INEFC Barcelona). Ao início e ao final de cada sessão os participantes preencheram o questionário POMS. A análise estatística mediante equações de estimativa generalizadas mostrou que em ambos os grupos melhorou os EA dos participantes. Os valores de tensão-ansiedade e depressão-abatimento foram mais favoráveis nos grupos mistos; enquanto pontuação global, vigor-atividade e fadiga-imobilidade foram superiores para os grupos separados. Os resultados confirmam a contribuição das SMEC para a criação de ambientes positivos e a melhora da convivência em e entre ambos os gêneros.