Resumo

O desempenho técnico-tático é essencial para a vitória no voleibol, por isso é importante identificar indicadores associados à vitória do set. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar e associar o coeficiente de desempenho técnico-tático com base no resultado do set no voleibol feminino escolar. Participaram do estudo atletas escolares (idade entre 12 e 14 anos). Foram analisadas 27 partidas, resultando em 57 sets, 7.194 ações (saque= 2.380, recepção de saque= 2.157, set= 1.358; e ataque= 1.299). Posteriormente, foi calculado o coeficiente de desempenho por ação e conjunto. A regressão logística binária foi utilizada para verificar a associação dos coeficientes de desempenho com a vitória do set. O coeficiente de desempenho do saque classificado como “bom” mostrou-se um grande preditor de vitória conjunto (OR= 29,46), seguido pelo conjunto classificado como “bom” (OR= 15,87) e ataque classificado como “bom” (OR= 7,32). O saque é o principal preditor no presente estudo, seguido pelo saque e ataque. Esses resultados sugerem que o saque deve ser priorizado nos treinos, pois aumenta as chances de vitória.

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