Coeficiente de preditores de desempenho de vitória de set no voleibol escolar
Por Gilmário Ricarte Batista (Autor), Petrus Gantois Massa Dias Santos (Autor), Yago Pessoa Costa (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
O desempenho técnico-tático é essencial para a vitória no voleibol, por isso é importante identificar indicadores associados à vitória do set. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar e associar o coeficiente de desempenho técnico-tático com base no resultado do set no voleibol feminino escolar. Participaram do estudo atletas escolares (idade entre 12 e 14 anos). Foram analisadas 27 partidas, resultando em 57 sets, 7.194 ações (saque= 2.380, recepção de saque= 2.157, set= 1.358; e ataque= 1.299). Posteriormente, foi calculado o coeficiente de desempenho por ação e conjunto. A regressão logística binária foi utilizada para verificar a associação dos coeficientes de desempenho com a vitória do set. O coeficiente de desempenho do saque classificado como “bom” mostrou-se um grande preditor de vitória conjunto (OR= 29,46), seguido pelo conjunto classificado como “bom” (OR= 15,87) e ataque classificado como “bom” (OR= 7,32). O saque é o principal preditor no presente estudo, seguido pelo saque e ataque. Esses resultados sugerem que o saque deve ser priorizado nos treinos, pois aumenta as chances de vitória.