Coleção de flâmulas da EEFD/UFRJ: caminhos iniciais para conservação e análise (1933-1983)
Por Juliana Rodrigues de Barros Pinto (Autor), Adriana Santos Oliveira (Autor), Guilherme Gonçalves Baptista (Autor), Aurea Ferreira Chagas (Autor), Juliana Martins Cassani (Autor), Carolina Torres Alves de Almeida Ramos (Autor).
Em XIII Seminário oo CEMEF / III Encontro do gtt Memórias Da Educação Física E Esportes
Resumo
Este trabalho configura-se desdobramento de um projeto guarda-chuva relacionado com a extensão universitária e com a pesquisa, dedicado à salvaguarda e análise do acervo do Centro de Memória Inezil Penna Marinho, situado na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEME/EEFD/UFRJ). Fruto de iniciativas de sua institucionalização desde o ano de 1996, o Ceme possui como objetivos organizar, divulgar e preservar a memória da EEFD/UFRJ, tornando o seu acervo acessível para o grande público (Ramos et al., 2023). Dentre as suas coleções, há: troféus, flâmulas, uniformes, fotografias, reportagens de jornais e objetos decorativos (xícaras, cinzeiros e bandejas). Essas coleções foram reunidas desde a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos, vinculada à Universidade do Brasil (ENEFD/UB) por meio do Decreto-Lei nº 1.212, de 17 de abril de 1939 (BRASIL, 1939). Sob a “missão” de se constituir modelo para outros cursos de formação, a ENEFD visava a produção de conhecimentos que evidenciassem as suas realizações no terreno do ensino e da pesquisa, divulgando-as para todos os centros especializados do Brasil (Brasil, 1939). Compreendemos, nesse caso, que o ato de colecionar artefatos culturais, como as flâmulas, buscava fortalecer e criar uma identidade social para a ENEFD e para a UB, significando “[...] simbolicamente um estatuto e uma posição” (CHARTIER, 1990, p. 23) para a EF ali desenvolvida e “irradiada” para outros Estados. Em especial, este estudo é resultado de parceria entre a Coordenação de Acervos Culturais do Centro de Ciências da Saúde e o Ceme, vinculando-se ao projeto “Preservação dos Acervos Culturais do CCS”. Diante do exposto, objetivamos analisar a coleção de flâmulas, assumindo como referência os seguintes eixos: a) a sua materialidade, conforme critérios definidos pela área da Conservação; e b) os seus contextos de produção e circulação.