Colonialidade, decolonialidade e currículo decolonial: aspectos relevantes na educação
Por Jiliane De Santana Souza (Autor).
Parte de Práticas Corporais e Educação Física: os debates nos artigos do Grupo Corpo (FACED/UFBA) - 6 . páginas 45 - 47
Resumo
Atualmente, no campo educativo, muito se discute sobre currículo, todavia pouco se leva em consideração elementos estruturantes nas relações sociais, a exemplo da colonialidade/decolonialidade. O currículo decolonial, em linhas gerais, consiste em um currículo que visa romper com o modelo conservador, monocultural e eurocêntrico exercido praticamente de forma absoluta por muito tempo em tal sistema brasileiro. Desse modo, faz-se necessária não apenas a elucidação dos conceitos de colonialidade e decolonialidade para entender como estes operam, como também cabe a proposição de que forma educadores podem contribuir para o exercício de descolonização curricular. De início, para compreender a noção de decolonialidade, faz-se necessária previamente uma reflexão acerca do conceito de colonialidade. Torres (2018) esclarece que colonialidade diz respeito à lógica global de desumanização, que pode existir até mesmo na ausência de colônias formais. Em outras palavras, podese entender tal noção como as reminiscências de dominação existentes em dada sociedade deixadas pelo colonialismo moderno ocidental.