Colônias de Férias, Animação Sociocultural e a Educação Não-formal: Possíveis Aproximações
Por Alipio Rodrigues Pines Junior (Autor), Raul Silveira Junior (Autor), José Pedro Scarpel Pacheco (Autor), Filipe Rhein Spolle (Autor), Cleber Mena Leão Junior (Autor), Tiago Aquino da Costa e Silva (Autor).
Resumo
sociocultural e educação não-formal, bem como sobre projetos e programas realizados nos lugares autênticos para estas práticas. A pesquisa tem como objetivo apresentar possíveis aproximações e relações sobre as colônias de férias e a educação não-formal. A educação não formal não surge por geração espontânea, mas em decorrência de uma série de fatores sociais, econômicos, tecnológicos, que por um lado, geram novas possibilidades educacionais que buscam satisfazer essas necessidades. Educação não formal é uma atividade organizada, sistemática, educativa, realizada fora do marco do sistema oficial, que tenham uma relação de aprendizagem, com sentido e significado, a subgrupos específicos da população. Ela visa atender a necessidades que esses grupos possuem na sua pratica cotidiana, onde os participantes também são protagonistas no processo ensino-aprendizado