Resumo

Este artigo analisa, a partir de uma etnografia realizada em 2017 em uma colônia de féria de verão para pessoas com deficiência, as particularidades da referida instituição e as perspectivas dos professores de educação física em relação ao seu trabalho. O objetivo é dar conta da especificidade institucional da Colônia; identificar as demandas específicas dos professores quanto à sua formação e analisar se trata de uma especialidade não reconhecida na área de educação física; e descrever as estratégias implantadas para o preenchimento dessa vaga no cotidiano de trabalho. Os professores vêm da área de educação física e têm papel central no planejamento e desenvolvimento de atividades recreativas e de treinamento esportivo. Lá, eles devem exibir não apenas conhecimento e experiência, mas uma disposição empática para com os alunos. Embora a formação de professores seja valorizada na Colônia, a maioria dos professores identifica uma vaga de professores de educação física em formação para o trabalho nessas instituições. A análise se concentra em duas dimensões: rotinas, incidentes e ocasiões sociais que moldam as atividades diárias; e os requisitos identificados pelos professores para realizar essas tarefas. A questão transversal aponta os alicerces para a existência diferenciada de duas instituições -Colônia de Féria de Verão e Colônia de Pessoas com Deficiência- para a realização de práticas esportivas e recreativas.

Referências

Armus, Diego (2014). Las colonias de vacaciones: de la higiene a la recreación. En P. Scharagrodsky (Comp.). Miradas médicas sobre la cultura física en Argentina. 1880-1970 (pp. 179 - 191). Prometeo.

Colaciuri, José Luis (2018). Las capacitaciones y los cambios de actitudes frente a la inclusión educativa. Universidad de Salamanca.

Katz J. y Csordas T. (2003). Phenomenological ethnography in sociology and anthropology. Ethnography, 4(3), 275-288. https://doi.org/10.1177/146613810343001

Ferrante, Carolina (2014). Renguear el estigma. Cuerpo, deporte y discapacidad motriz (Buenos Aires, 1950-2010). Biblos.

Galak, Eduardo (2016). Educar los cuerpos al servicio de la política. Cultura física, higienismo, raza y eugenesia en Argentina y Brasil. Biblos.

Goffman, Erving (1967). Ritual de la interacción. Editorial Tiempo Contemporáneo.

Goffman, Erving (2012). La presentación de la persona en la vida cotidiana. Amorrortu.

Instituto Nacional de Estadísticas y Censos (2003). ¿Qué es el Gran Buenos Aires? INDEC.

Lionetti, Lucía (2014). Discursos y prácticas de docilización sobre las corporalidades anormales en Argentina en los albores del siglo XX. En P. Scharagrodsky (Comp.). Miradas médicas sobre la cultura física en Argentina. 1880-1970 (pp. 193-219). Prometeo.

Palermo, María Cecilia (2018). La construcción de sentidos en torno a la discapacidad en las prácticas cotidianas de profesores en una Colonia Municipal Especial (Conurbano Norte, Provincia de Buenos Aires). [Tesis de Maestría. Instituto de Altos Estudios Sociales, Universidad Nacional de San Martín]. https://1library.co/document/download/yeeg474y

Palma, Héctor (2012). Tensiones biopolíticas en el movimiento eugenésico de primera mitad del siglo XX. Espacios Nueva Serie, 7, 271-288. https://www.researchgate.net/publication/318494988

Romaniuk, Susana (2015). Educación física, eugenesia y construcción de la otredad. La Reforma Educativa de la provincia de Buenos Aires (1936-1940). En 11º Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias. Universidad de la Plata, Ensenada. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.7379/ev.7379.pdf

Rosato, A., Angelino, A., Almeida, ME, Angelino, C., Kippen, E., Sánchez, C., Spadillero, A., Vallejos, I., Zuttión, B., y Priolo, M. (2009). El papel de la ideología de la normalidad en la producción de discapacidad. Ciencia, docencia y tecnología, 39, 87-105. https://revistacdyt.uner.edu.ar/spanish/cdt_39/documentos/CDT_2009_39_Rosato.pdf

Scharagrodsky, Pablo (Comp.) (2014). Miradas médicas sobre la cultura física en Argentina. 1880-1970. Buenos Aires: Prometeo.

Taylor, S.J., y Bogdan, R. (1996). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. Paidós.

Venturiello, María Pía (2017). Discapacidad en contexto: origen social y responsabilidad colectiva. Bordes. Revista de política, derecho y sociedad, 245-249. Recuperado de: http://revistabordes.com.ar/wp-content/uploads/2017/05/Discapacidad_contexto.pdf

Acessar