Colônias de Férias: Disciplina e Biopolítica Infantil
Por Stephany de Sá Nascimento (Autor), Rafael da Silva Mattos (Autor), Leonardo Hernandes Oliveira (Autor), Juliana Brandão Pinto de Castro (None), Juliana Brandão Pinto de Castro (Autor), Fernanda Aquino (Autor).
Em Licere v. 20, n 3, 2017. 32 Páginas.
Resumo
O presente trabalho versou sobre o biopoder e o poder disciplinar à luz de Michel Foucault, na intenção de discutir alguns saberes e práticas características das Colônias de Férias. Estas são espaços informais de ensino-aprendizagem com atividades lúdicas, cooperativas, competitivas e coletivas, objetivando a promoção do lazer. A partir dessa pesquisa, encontramos fortes propriedades do poder disciplinar e da biopolítica na educação e regulação dos corpos nas Colônias de Férias pesquisadas. O poder disciplinar se manifesta por meio da presença de atividades obrigatórias, regulação de costumes, da vigilância permanente, entre outros. A biopolítica, discutida por Foucault, aparece por intermédio da preocupação com a saúde da população que, por vezes, é colocada como prioridade, acima das escolhas dos indivíduos, dos desejos das crianças e das finalidades sociopolíticas da educação.