Comentários em jogo: usuários do Instagram e a Copa Do Mundo De Futebol De Mulheres de 2023
Por Rafaella Euzébio Freitas (Autor), Doiara Silva dos Santos (Autor), Fernanda Santos de Abreu (Autor).
Resumo
A participação de mulheres no futebol no Brasil é marcada por adversidades e lutas que, por muito tempo, foram invisibilizadas pelas mídias. As conquistas nesse cenário aconteceram a partir de reivindicações e resistências contra-hegemônicas em prol da participação das mulheres no esporte, que seguem desafiando lógicas patriarcais. Apesar de alguns avanços observáveis na relação do futebol de mulheres com as mídias, ainda persistem problemas. Este estudo analisa a recepção de usuários do Instagram a conteúdos postados no perfil do Globo Esporte (ge.globo) sobre a Copa do Mundo de Futebol de Mulheres de 2023, por meio dos comentários de usuários do Instagram. Foram catalogados comentários de 73 publicações. Os resultados apontaram quatro categorias: 1) Mulheres no meio futebolístico: entre o descrédito e a ridicularização, 2) Reduzindo a insignificância: “ninguém liga”; 3) A Marta em campo, desprezo online; 4) O apoio em diferentes manifestações. Identificou-se a persistência de discursos preconceituosos e discriminatórios que perpetuam perspectivas de estereótipos de gênero no esporte.
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