Comentários de Um Treinador de Futebol em Condições de Treino e Competição
Por Lays Fernanda Belineli (Autor), Juliano Setsuo Violin Kanamota (Autor), Ana Maria de Sá Azevedo (Autor), Ana Letícia Rodrigues Silvestrini (Autor), Anna Paula Jacob (Autor).
Em Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva v. 14, n 2, 2012. Da página 36 a 47
Resumo
O principal objetivo deste trabalho é verificar se há diferenças nos comentários de um treinador de futebol amador direcionados a atletas em treino e competição. Participou da pesquisa um professor de educação física, que é treinador de uma escolinha de futebol. Com um gravador MP4 foram gravados quatro treinos e dois jogos. Os comentários do treinador foram transcritos e categorizados de acordo com duas grandes categorias de análise: Negativa, que se subdivide em Corretiva e Irônico-repressiva e Positiva, que se subdivide em Reforçadora, Motivadora e Instrucional. Os resultados apontam que a categoria Instrucional ocorre com maior frequência em ambas as situações de análise. Os dados indicam, no entanto, uma diferença na frequência total de comentários. A frequência total de comentários foi maior durante ambos os jogos em comparação aos treinos precedentes. Além disto, a ocorrência de comentários reforçadores é pouco frequente, fato que pode ter implicações no aprendizado dos alunos/jogadores.