Como as Mídias Atravessam a Escola? Debatendo o Conceito de Mediação

Por Sérgio Melo da Cunha (Autor), Carlos Vitor de Morais Felix (Autor), Carlos Rafael Batista de Melo (Autor),

Parte de Formação Continuada em Educação Física no Diálogo com a Cultura Digital . páginas 73 - 73

Resumo

TEMÁTICA EDUCACIONAL-MIDIÁTICA E QUESTÕES NORTEADORAS Falar sobre mídia na escola é, necessariamente, pensar como os discursos midiáticos e os dispositivos tecnológicos de comunicação atravessam o nosso fazer pedagógico. Neste capítulo, buscaremos problematizar o processo de utilização do fenômeno midiático na esfera educacional, uma vez que este está presente no nosso cotidiano, assim como no dia a dia dos nossos educandos. Duas perguntas nos vêm à mente quando pensamos nesses usos: como utilizar elementos do discurso midiático no fazer pedagógico de forma que o aluno problematize as narrativas consumidas? Como se apropriar de um instrumento tecnológico cujo qual eu não tenho tanto domínio/intimidade quanto meu aluno? Não estranhamente, a primeira questão se dirige ao outro, na perspectiva de entender como ele – o aluno – se relaciona com os dispositivos midiáticos; já a segunda se dirige a nós mesmos – professores – como sujeitos educados em uma ambiência midiática diferente do tempo de nossos alunos. Essas questões são pertinentes por dar relevo às formas de enfrentamento dos atravessamentos da mídia na escola, no entanto, elas tencionam o professor e o aluno, sempre em interdependência, e devem ser encaradas como fator dialógico potente.

Arquivo