Como Brincar Pode Auxiliar no Desenvolvimento de Crianças Pré-escolares
Por Kelly Yukari Horita (Autor), Camila Bruzasco de Oliveira (Autor), Vitor Antonio Cerignoni Coelho (Autor), Denise Castilho Cabrera Santos (Autor), Rute Estanislava Tolocka (Autor).
Resumo
Apesar dos benefícios que brincar pode trazer às crianças, mudanças nas estruturas sociais tem marcadamente reduzido as oportunidades de brincar na escola e fora dela. O objetivo deste estudo foi investigar como aulas de Educação Física, que ofereçam oportunidades de brincar para as crianças podem colaborar com o desenvolvimento infantil. Foram oferecidas 74 aulas com brincadeiras para 59 crianças, entre 2 e 5 anos de idade, atendidas em período Integral em uma Instituição de Ensino Infantil, pública, na periferia de uma cidade do interior de São Paulo. As interações da criança com o meio ambiente foram enriquecidas com a introdução de oportunidades para brincar. Isto auxiliou as crianças a exporem suas emoções e controlá-las. Atributos pessoais e relacionamentos sociais foram aperfeiçoados também. É proposto que tais instituições providenciem mais oportunidades para as crianças brincarem e se desenvolverem.