Como é Vendido o Mindfulness na Maior Plataforma de Cursos On-line do Brasil
Por Ana Julia Freire Prateado (Autor), Virgínia Rios de Lacerda (Autor), Adriana Bernardes Pereira (Autor), Gustavo Guimarães de Castro Braz (Autor).
Resumo
Introdução: Inicialmente, as pesquisas em psicologia do esporte eram mais voltadas a aspectos próximos a fisiologia, com o passar do tempo outros temas foram incorporados à lista de investigação, de forma que atualmente se tem grande interesse no estudo dos aspectos emocionais, por estes serem considerados como um importante diferencial nos momentos de grandes decisões. Dessa forma, no que diz respeito às situações que são potencialmente geradoras de ansiedade, a Psicologia do Esporte juntamente com as práticas de Mindfulness serão aliadas no trabalho do equilíbrio emocional e intervenção com o sujeito para que este encontre a melhor maneira de enfrentar essas situações e alcance seus objetivos. Mindfulness é definido como uma forma específica de atenção plena, ou seja, concentração ‘no momento atual’, intencional, e sem julgamento. Suas intervenções focadas no meio esportivo têm se destacado cada vez mais na atualidade devido os meios de comunicação. A reprodutibilidade do Mindfulness se tornou uma forma de exploração mercadológica dos meios de comunicação e foi transformada em mercadorias para ser comercializada. Partindo da perspectiva do Contrucionismo, tem-se que os discursos produzidos pelos meios de comunicação trazem elementos importantes da experiência de quem o produz, praticamente invisíveis a observadores externos, indo além do universo simbólico, cultural e socialmente existente e moldador dos significados