Como Equipes Sub-17 Compostas Por Jogadores de Diferentes Níveis de Desempenho Tático Se Comportam em Tarefas com Diferentes Níveis de Dificuldade?
Por João Claudio Machado (Autor), João Bosco Lima (Autor), Alberto Góes (Autor), Daniel Barreira (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
O estudo teve como objetivo investigar como equipes Sub-17, compostas por jogadores de diferentes níveis de desempenho tático, se comportam em tarefas com diferentes níveis de dificuldade. Participaram do estudo 24 jogadores da categoria Sub-17 (16,89±0,11 anos) e todos procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente. O Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT) para identificar o nível de desempenho tático dos jogadores. A partir do score obtido por meio do teste, os jogadores foram divididos em três grupos: Grupo de Alto Desempenho (G1), Grupo Intermediário (G2) e Grupo de Baixo Desempenho (G3). Jogos Baixa e Alta Dificuldade (JBd e JAd, respectivamente) foram aplicados nos G1 e G3. O Sistema de Caracterização da Sequência Ofensiva, que é composto por indicadores simples e compostas da performance, foi utilizado para avaliar a performance das equipes. Realizou-se uma MANOVAs não paramétrica para analisar as variáveis e múltiplos testes de Mann-Witney foram aplicados para identificar as diferenças entre os jogos. O nível de significância foi de 5% (p<0,05) e o tratamento estatístico foi realizado no programa SPSS 20.0. Constatou-se que, independentemente do nível de desempenho dos jogadores, os JBd possibilitam uma maior participação dos jogadores (Sub-15: p= 0.006 e Sub-17: p<0.001) nas sequências ofensivas e uma quantidade maior de remates à baliza adversária (Sub-15: p= 0.042 e Sub-17: p=0.002). No entanto, as equipes pertencentes ao G1 apresentaram uma maior intervenção na bola nos JBd quando comparados com os JAd (p=0.37). Já as equipes do G3 conseguem manter mais a posse de bola (p=0.035) e trocar mais passes (p=0.004) em JBd, bem como apresentaram um jogo mais individualizado em tarefas com maior nível de dificuldade (JAd: p=0.029). Conclui-se que tarefas com diferentes níveis de dificuldade afetam diretamente a performance de equipes compostas por jogadores com diferentes níveis de desempenho.