Resumo

Um dos objetivos que norteiam a ação dos educadores de uma forma geral consiste no desenvolvimento da autonomia e de relações interpessoais mais justas, respeitosas e solidárias. Entendemos que as aulas de Educação Física e os demais espaços de prática esportiva podem ser momentos de suma adequação para este desenvolvimento, bem como contribuir para a formação humana, para o aperfeiçoamento de técnicas e aspectos ligados as práticas corporais. A Ginástica Geral (GG) é uma das formas de praticar ginástica que melhor se enquadra nos princípios e objetivos mencionados, uma vez que possibilita a participação de todos, respeitando potencialidades e limitações individuais, promovendo de modo coletivo o aprendizado e a socialização dos conhecimentos. A proposta de trabalho do Grupo Ginástico UNICAMP (GGU) foi elaborada e aperfeiçoada ao longo dos últimos 25 anos, sendo um exemplo significativo de avanço na área, ao enfatizar o ser humano, preocupando-se com indivíduos que sejam criadores de suas próprias ações. Logo, este estudo apresenta algumas das dificuldades e soluções encontradas por membros do GGU quando da implementação da proposta de GG do grupo em diferentes espaços educativos. Os resultados são exemplos de procedimentos para a criação coreográfica coletiva nestes espaços.