Como o Contexto Influencia o Comportamento Tático-técnico dos Alunos: o Caso do Voleibol
Por Augusto Cézar Rodrigues Rocha (Autor), Auro Barreiros Freire (Autor), Alcilas Borges da Silva Junior (Autor), Leonardo Rodrigues Martins (Autor), Mariana Pereira Maia (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor), Gustavo de Conti Teixeira Costa (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 22, 2020.
Resumo
Este estudo comparou o comportamento técnico-tático entre duas situações distintas de jogos de voleibol reduzidos. A amostra consistiu em 12 jogos disputados por duplas, 6 dos quais foram disputados em quadras de 3,0mx 3,0m (SIT1) e 6 de quadras de 2,0mx 4,5m (SIT2). Assim, comparou-se o comportamento de 12 participantes, com idade média de 16,7 ± 1,5 anos e 3,2 ± 1,2 anos de prática. Os resultados mostraram que, na recepção, foram obtidos melhores resultados no ajuste e na tomada de decisão no SIT2, enquanto no SIT1, a eficiência foi maior; no cenário, observou-se que o SIT2 apresentou melhores resultados em desempenho técnico, ajuste e eficiência, enquanto no SIT1, a eficiência foi maior; no SIT2, ataque, foram observados melhores resultados no ajuste e na tomada de decisão. Concluiu-se que as restrições ambientais influenciam o comportamento dos alunos,
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