Como o contexto influencia o comportamento técnico e tático de aprendizes: o caso do voleibol
Por Gustavo De Conti Teixeira Costa (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor), Gustavo Palhares Mitre (Autor), Mariana Pereira Maia (Autor), Leonardo Rodrigues Martins (Autor), Alcilas Borges da Silva Junior (Autor), Auro Barreiros Freire (Autor), Augusto Cézar Rodrigues Rocha (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 22, 2020.
Resumo
O estudo comparou o comportamento tático-técnico entre duas situações distintas de jogos reduzidos no voleibol. A amostra constituiu-se de 12 jogos disputados por duplas, sendo 6 praticados em quadras de 3,0m x 3,0m (SIT1) e 6 de 2,0m x 4,5m (SIT2). Assim, comparou-se o comportamento de 12 participantes, com idade média de 16,7 ±1,5 anos e com 3,2 ±1,2 anos de prática. Os resultados mostraram que na recepção houve melhores resultados no ajustamento e na tomada de decisão na SIT2, enquanto que na SIT1 a eficácia foi mais elevada; no levantamento observou-se que a SIT2 apresentou melhores resultados no desempenho técnico, ajustamento e eficiência, enquanto que na SIT1 a eficácia foi mais elevada; no ataque, na SIT2, observou-se melhores resultados no ajustamento e na tomada de decisão. Conclui-se que as restrições ambientais influenciam nos comportamentos dos aprendizes, evidenciando que contextos ecológicos diferentes oportunizam ações inerentes ao ambiente específico de jogo.