Resumo

Este trabalho procurou identificar, junto às professoras das classes especiais para deficientes mentais de Piracicaba e região, os problemas relativos a essa forma de atendimento às necessidades das crianças consideradas deficientes mentais. Para tal, foram realizadas entrevistas abertas com 16 professoras que lecionavam nas 19 classes especiais das escolas estaduais pertencentes à Delegacia de Ensino de Piracicaba. A partir das entrevistas foi possível levantar sete temas - objetivos da classe especial, trabalho desenvolvido, recursos disponíveis - material e humano, encaminhamento, atribuição de causas, rótulo e sugestões - através dos quais foi analisado o conteúdo das falas das professoras. Os resultados obtidos foram apresentados separadamente para cada um dos temas, com sua subsequente discussão. Após considerações referentes a cada tema, realizou-se uma discussão geral, onde ficam evidentes o isolamento e o abandono em que se encontram as professoras e a falta de recompensas pelos serviços por elas prestados. Foram também elaboradas algumas sugestões que poderão contribuir, de algum modo, para a melhoria das condições do atendimento ao aluno dito excepcional.

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