Resumo

Esse trabalho refere-se ao estudo comparativo entre professores novatos e experientes em educação especial, com o objetivo de entender como esses professores compreendem suas ações em sala de aula e justificam as suas tomadas de decisão nesse contexto, buscando levantar alguns indícios que permitam repensar os processos de formação dos professores que atuam em educação especial. O material analisado foi coletado basicamente através de entrevistas com as professoras, realizadas após algumas sessões de filmagem em sala de aula, e que serviram de suporte para as referidas entrevistas, que foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados obtidos a partir das informações das entrevistas demonstram que, de modo geral, em duas situações aparecem diferenças no discurso das professoras. Comparativamente, professoras novatas usam mais o recontar as atividades que estão realizando para, a partir daí, justificar suas ações; e professoras experientes referem-se mais a conceitos de "alunos especiais". Percebemos também que as professoras, embora busquem demonstrar que observam as atitudes dos seus alunos ao tomarem decisões, parecem muito mais preocupadas em adotar e seguir os conhecimentos teóricos que possuem.

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