Como se aprende futebol Evidências da pedagogia da rua na história de vida de ex-jogadores profissionais
Por Thomas Guido Fischer (Autor), Luis Felipe de Nogueira Silva (Autor), Gabriel Orenga Sandoval (Autor), Débora Jaqueline Farias Fabiani (Autor), Luis Bruno de Godoy (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Resumo
Como é que os jogadores de futebol profissional aprendem a jogar bem futebol? As novas tendências em Pedagogia do Esporte vêm demonstrando que a habilidade está intimamente ligada à riqueza das vivências e das interações dos indivíduos com os ambientes os quais estão inseridos, desde a infância. Diante disso, o estudo buscou identificar na história de vida de ex-jogadores profissionais de futebol, elementos que possibilitem reflexões acerca do tema da aprendizagem no futebol. A partir da metodologia da História Oral realizaram-se entrevistas semiestruturadas com ex-jogadores de futebol profissional. A análise dos relatos foi feita a partir da Análise de Conteúdo por Redução dos Dados. Percebeu-se que os entrevistados tiveram muitas vivências em ambientes informais de aprendizagem (como a rua, os ‘campinhos’ e espaços quaisquer da escola, antes e depois das aulas), além de terem a bola como principal forma de brincar durante toda a infância, através de jogos-brincadeiras com familiares e amigos. O aprendizado do futebol por esses ex-jogadores está intimamente ligado à uma cultura lúdica protagonizada por jogos-brincadeiras de bola com pés, co-construída principalmente em ambientes informais de aprendizagem. A frequente e intensa relação desses ex-jogadores com a bola e suas brincadeiras, explica, ao menos em parte, o desenvolvimento de tamanha habilidade a ponto de, posteriormente, tornarem-se atletas profissionais.