Comparação de Atletas do Voleibol Através da Análise Cinemática e Dinâmica de Trajetórias de Bolas de Saque
Por Pedro Paulo Deprá (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 15, n 1, 2004.
Resumo
O objetivo deste estudo descritivo foi analisar a evolução da autopercepção de competência profissional, identificar o perfil das potencialidades e necessidades profissionais de acordo com os ciclos de desenvolvimento profissional, como também constatar se o contexto (instituição de formação inicial) interfere na percepção de competência profissional de professores de Educação Física. Fizeram parte da investigação 58 professores participantes dos cursos de especialização em Educação Física da UFSC e ICPG. Para a avaliação da percepção de competência profissional utilizou-se como instrumento uma escala de medida da eficácia pessoal (ECPEF). Na análise dos dados foram empregados os recursos da estatística não-paramétrica (análise de variância de Kruskall-Wallis e prova U de Mann-Whitney) contidos no programa SPSS. Os resultados encontrados revelaram que a variável instituição formadora parece estar associada à percepção sobre as potencialidades do professor, tanto na dimensão dos conhecimentos como na de habilidades profissionais. Os participantes do estudo se percebem mais competentes e atribuem maior importância ao domínio das habilidades do que ao domínio dos conhecimentos profissionais.