Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar o Crescimento, a Maturação Sexual e o Estado Nutricional dos escolares de 7 a 14 anos das duas escolas estaduais do Núcleo Habitacional Tancredo Neves, Santa Maria, RS, Brasil. O Centro Integrado de Educação Popular (CIEP) tem 951 alunos e oferece desjejum, colocação, almoço, lanche e jantar aos seus aluno. A Escola Estadual de Primeiro Grau Tancredo Neves (EETN) tem 891 alunos e oferece colação ou lanche. A amostra foi intencional e o critério que determinou a participação dos alunos do CIEP no estudo foi estar freqüentando a escola por pelo menos um ano. A amostra constou de 1357 escolares, 619 escolares do CIEP (325 M e 294 F) e 738 da EETN (351 M e 387 F). Coletou-sedados antropométricos (peso, estatura, perímetro cefálico, perímetro braquial e prega tricipital) e de maturação sexual. Para a análise dos dados utilizou-se além do Sistema de Avaliação do Estado Nutricional em Pediatria (PED) tendo como padrão de referência o NCHS e Frisancho, os critérios de Tanner agrupados por Nóbrega e cols e o programa estatístico SAS. A média das variáveis estudadas para ambos os sexos e escolas foi superior aos referenciais até a idade aproximada de 12 a 13 anos quando passou a ser inferior. Observou-se em ambos os sexos e escolas desvio para percentis superiores na variável peso em relação ao referencial, não havendo diferença entre o mesmo sexo das duas escolas. Para a estatura nos alunos do CIEP houve desvio para percentis inferiores e na EETN para superiores, tendo havido diferença significativa entre o sexo masculino das duas escolas. O perímetro braquial, a prega tricipital, a circunferência muscular, a área muscular do braço e área de gordura do braço estiveram desviado para percentis inferiores a 50. Quanto a maturação sexual o estadiamento puberal foi semelhante para o sexo feminino das duas escolas e deferiu para o sexo masculino com maturação sexual mais avançada nos escolares do EETN. O maior percentual de escolares de ambas as escolas foi considerado eutrófico, seguido da desnutrição pregressa e atual. Pode-se concluir que as diferenças no crescimento, na maturação sexual e no estado nutricional dos escolares, foram mais evidentes no sexo masculino e que o regime alimentar oferecida pelo CIEP para seus alunos, parece não ter sido suficiente para melhorar o nível nutricional dos escolares. Finalmente, acredita-se que as diferenças encontradas reflitam muito mais fatores extra-escolares e destes, principalmente os fatores do contexto familiares.

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