Comparação da Estabilidade Postural em Idosas Residentes em Instituição de Longa Permanência e Praticantes de Exercício Físico
Por Carlos Alberto Veiga Bruniera (Autor), Paulo Cesar Barauce Bento (Autor), Rinaldo Otávio Canevari (Autor), Fernando Raphael Pinto (Autor), Fernando Raphael Pinto Guedes Rogério (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 25, n 2, 2014. Da página 223 a 230
Resumo
O equilíbrio corporal constitui uma importante capacidade para manutenção das atividades funcionais de idosos. A prática de exercícios físicos constitui um componente fundamental para a prevenção e reabilitação do equilíbrio. O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio corporal de idosas praticantes de exercícios físicos e idosas sedentárias asiladas da cidade de Londrina-PR. A amostra foi constituída de 36 idosas, com idades de 60 a 85 anos, divididas em dois grupos: fisicamente ativas (n=18) e asiladas sedentárias (n=18). A avaliação estabilométrica foi realizada em apoio bipodálico, sob uma plataforma de força, estático por 30 segundos sendo quantificado os deslocamentos do centro de pressão (CP) nos eixo x (oscilação médio-lateral), eixo y (oscilação ântero-posterior). Encontrou-se uma maior na oscilação do CP no eixo Y e X para as idosas asiladas do que nas ativas. Conclui-se que idosas praticantes de exercício físico possuem maior estabilidade postural quando comparados com as idosas asiladas.