Comparação da Flexibilidade, Altura e Envergadura, da Cadeia Posterior em Jovens Escolares com Idade Entre 11 a 13 Anos, Após Um Protocolo de Treinamento dos Métodos de Alongamento Ativo e Passivo
Por Giuliano Roberto da Silva (Autor), Cíntia Aparecida de Brito (Autor), Flaviano Cleiton Feliciano (Autor), Jéssica Aparecida da Silva Ferreira (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo comparar os níveis de flexibilidade, altura e envergadura após um protocolo de treinamento utilizando os métodos Ativo e Passivo em escolares de 11 a 13 anos de idade da Rede Estadual de Ensino. A antropometria foi realizada da seguinte maneira: na flexibilidade foi utilizado o teste Wells e Dillon (sentar e alcançar), a altura foi aferida pelo método de fita métrica fixada na parede (estadiômetro portátil) e envergadura através das medidas equidistantes dos pontos dactylion (medidas das pontas dos dedos da mão esquerda a mão direita). Foram realizadas 08 sessões de alongamento (ativo e passivo) em dois grupos distintos sendo compostos pelos gêneros (masculino e feminino), com n=38 (20 masculino e 18 feminino). No grupo n=19 (12 masculino e 07 feminino) foi aplicado o alongamento ativo e no outro grupo n=19 (8 masculino e 11 feminino) foi aplicado o alongamento passivo. Conclusão: Para esta amostra, os dois métodos de alongamentos apresentaram melhoras, porém o método passivo obteve índices melhores de flexibilidade, enquanto o método ativo obteve um índice superior na envergadura. Em relação à altura ambos os métodos não promoveram nenhuma alteração.