Resumo


Este estudo teve como objetivo comparar os níveis de flexibilidade, altura e envergadura após um protocolo de treinamento utilizando os métodos Ativo e Passivo em escolares de 11 a 13 anos de idade da Rede Estadual de Ensino. A antropometria foi realizada da seguinte maneira: na flexibilidade foi utilizado o teste Wells e Dillon (sentar e alcançar), a altura foi aferida pelo método de fita métrica fixada na parede (estadiômetro portátil) e envergadura através das medidas equidistantes dos pontos dactylion (medidas das pontas dos dedos da mão esquerda a mão direita). Foram realizadas 08 sessões de alongamento (ativo e passivo) em dois grupos distintos sendo compostos pelos gêneros (masculino e feminino), com n=38 (20 masculino e 18 feminino). No grupo n=19 (12 masculino e 07 feminino) foi aplicado o alongamento ativo e no outro grupo n=19 (8 masculino e 11 feminino) foi aplicado o alongamento passivo. Conclusão: Para esta amostra, os dois métodos de alongamentos apresentaram melhoras, porém o método passivo obteve índices melhores de flexibilidade, enquanto o método ativo obteve um índice superior na envergadura. Em relação à altura ambos os métodos não promoveram nenhuma alteração.

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