Comparação da Força de Tronco, Resistência Abdominal e Potência de Membro Superior e Inferior de Alunos de 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental de Escola Pública e Particular
Por Fernando Nazário-de-rezende (Autor), Wesley Rodrigues da Costa (Autor), Thiago Montes Fidale (Autor), Guilherme Goulart de Agostini (Autor), Junara Paiva Marcacini (Autor), Rafael de Paula Lana (Autor), Moacir Marocolo Júnior (Autor).
Resumo
Objetivo: comparar a aptidão física de alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série do ensino fundamental de escola pública e particular através de testes específicos (força de tronco, resistência abdominal e potência de membro superior e inferior). Métodos: Para obtenção dos resultados foram utilizados o teste de resistência abdominal, com o maior número de repetições por minuto, força de tronco, com a utilização de um dinamômetro, teste de força explosiva de membros superiores, com o arremesso de medicineball, força explosiva de membros inferiores, através do Salto vertical “contra-movimento”, com a utilização de um aparelho Jump Test. Resultados: Com a análise estatística dos dados obtidos nos testes estabelecida em (p<0,05), foi verificado que somente a 5ª e 6ª séries apresentaram resultados significantes nos testes de resistência abdominal (5ª p=0,007 e 6ª p=0,019), arremesso de medicineboll (5ª p=0,014), e salto vertical contra-movimento (6ª p=0,018), sendo os maiores valores obtidos pelos alunos da escola particular. Conclusão: Os resultados do presente estudo indicaram que a atividade física extra-escolar pode ter influenciado na diferença encontrada na comparação entre as duas escolas.
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