Comparação da Força, Potência Muscular, Agilidade e Flexibilidade Entre as Posições de Praticantes de Futebol com Idades Entre 10 e 15 Anos
Por Danilo Harudy Kamonseki (Autor), Sheila Batista Santos Trindade (Autor), Carlos Luques Fonseca (Autor), Luísa Cedin (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 27, n 1, 2019.
Resumo
O futebol é um esporte que exige habilidades individuais e capacidades físicas. Estas características são especificas às posições no campo, a fim de otimizar o desempenho e rendimento. No entanto, ainda há necessidade de estudos para verificar se há diferença entre as posições em voluntários com idade entre 10 e 15 anos. O objetivo desse estudo foi comparar o desempenho de força e potência muscular, agilidade e flexibilidade entre as posições de jogadores de futebol com idades entre 10 e 15 anos do gênero masculino. Foram avaliados 39 voluntários com idades entre 10 e 15 anos, do gênero masculino e praticantes de futebol, classificados de acordo com a posição no campo. Foram realizados os testes: Single Hop Test, Shuttle Run (4x10 m), Sit and Reach, a avaliação de força dos membros inferiores por meio do dinamômetro isométrico e salto vertical. Os resultados foram comparados entre as posições em campo dos atletas de treino do esporte. As comparações do salto vertical, Single op Test, força muscular, Sit and Reach e agilidade entre a as posições em campo não apresentaram diferenças significativas (p > 0,05). Os resultados desse estudo indicam que praticantes de futebol com idades entre 10 e 15 anos não apresentaram diferença de força e potência muscular, agilidade, flexibilidade e perfil físico entre as posições em campo.