Resumo

A fase universitária é marcada por muitas mudanças físicas, biológicas, psicológicas e sociais. Sendo assim, compreender a respeito da gravidade de sintomas relacionados à saúde mental em jovens universitários tem sido um desafio de saúde pública. Objetivo: Comparar a gravidade dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes universitários do primeiro ano do Curso de Educação Física, por sexo e turno de estudo. Métodos: Participaram 128 estudantes do primeiro ano do Curso de Educação Física de uma Universidade Pública Estadual do Paraná, de ambos os turnos de estudo (67 do matutino e 61 do noturno), com mediana de idade 20,0±3,6 anos. As coletas foram realizadas no ano de 2024, por meio do questionário Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Para as análises, considerou-se os níveis de gravidade de cada sintoma como: normal, leve, moderado, severo e extremamente severo. Foi utilizada a estatística descritiva e para as comparações entre o sexo e turno o teste qui-quadrado foi empregado. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Na comparação entre o sexo feminino vs. masculino, o sintoma depressão com maior percentual foi "extremamente severa" (30,0 vs. 15,9; p=0,007), assim como o sintoma ansiedade (50,0 vs. 17,0; p<0,000). O sintoma estresse, apresentou maior percentual "severo" (32,5 vs. 9,1; p<0,000). Na comparação entre os turnos de estudo noturno vs. matutino, o sintoma depressão com maior percentual foi "extremamente severo" (27,9 vs. 13,4; p=0,005), assim como o sintoma ansiedade (34,4 vs. 20,9; p=0,011). O sintoma estresse, apresentou maior percentual "normal" (31,1 vs. 49,3; p=0,070). Conclusão: Conclui-se que os sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram mais graves e com maior frequência para estudantes do sexo feminino, sendo a ansiedade o mais destacado. Os sintomas de depressão e ansiedade foram mais graves para os estudantes do noturno, sendo também a ansiedade com maior ocorrência.

 

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