Comparação das respostas afetivas durante as aulas de educação física escolar com diferentes tempos de recuperação
Por Vinícius de Oliveira Damasceno (Autor), Rafael dos Santos Henrique (Autor), Matheus Santos de Sousa Fernandes (Autor), Maria Amanda de Araújo Barbosa (Autor), Hélcio Maciel de Moura (Autor), Lucas Eduardo Rodrigues Santos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar o efeito do tempo de recuperação do exercício nas respostas afetivas durante um treinamento em circuito em aulas de educação física. Quarenta e seis jovens adolescentes aparentemente saudáveis (vinte e uma meninas) (12,85 ± 0,94 anos; 49,7 ± 8,93 kg; 1,59 ± 0,08 cm; 19,51 ± 3,28 kg/m 2 ) participaram deste estudo. Foram submetidos os participantes a duas aulas de educação física, baseadas em modelo circuito de mesma intensidade, mas com tempos de recuperação diferentes (2 min e 1 min). O estudo foi realizado em duas fases: linha de base e intervenção. Os dados de Afeto, Excitação e Avaliação de Esforço Percebido foram analisados por meio de testes t pareados, considerando nível de significância de p < 0,05. A aula com maior tempo de descanso (2 min) proporcionou maior afeto (t (45) = 3,586; p < 0,001) e menor esforço percebido (t (45) = 2,295; p = 0,026). A estratégia de manipulação da intensidade foi eficaz em proporcionar diferentes respostas afetivas, nas quais as classes foram percebidas como mais intensas, resultando no declínio do afeto.