Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o efeito do tempo de recuperação do exercício nas respostas afetivas durante um treinamento em circuito em aulas de educação física. Quarenta e seis jovens adolescentes aparentemente saudáveis ​​(vinte e uma meninas) (12,85 ± 0,94 anos; 49,7 ± 8,93 kg; 1,59 ± 0,08 cm; 19,51 ± 3,28 kg/m 2 ) participaram deste estudo. Foram submetidos os participantes a duas aulas de educação física, baseadas em modelo circuito de mesma intensidade, mas com tempos de recuperação diferentes (2 min e 1 min). O estudo foi realizado em duas fases: linha de base e intervenção. Os dados de Afeto, Excitação e Avaliação de Esforço Percebido foram analisados ​​por meio de testes t pareados, considerando nível de significância de p < 0,05. A aula com maior tempo de descanso (2 min) proporcionou maior afeto (t (45) = 3,586; p < 0,001) e menor esforço percebido (t (45) = 2,295; p = 0,026). A estratégia de manipulação da intensidade foi eficaz em proporcionar diferentes respostas afetivas, nas quais as classes foram percebidas como mais intensas, resultando no declínio do afeto.

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