Resumo

OBJETIVO: Comparar aspectos sociodemográficos e estilo de vida com qualidade do sono e sonolência excessiva diurna em acadêmicos de medicina em uma universidade do sul de Santa Catarina.

MÉTODOS: Estudo transversal. A amostra foi composta por estudantes curso de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina, localizada em Tubarão/SC. A coleta levantou dados sociodemográficos e utilizou os questionários: Estilo de Vida Fantástico, Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) e o Epworth Sleepiness Scale (ESS). Foi realizada análise bivariada através do teste ANOVA post hoc de Tukey em relação ao desfecho: sonolência diurna e qualidade do sono, considerado erro alfa de 5%.

RESULTADOS: A amostra foi composta por 299 alunos, sendo a maioria mulheres (170; 56,9%), com mediana (P25-P75) e idade de 22 (20-23) anos. Na avaliação do estilo de vida, os resultados mais prevalentes foram: bom (131; 43,8%) e muito bom (129; 43,1%); o ESS indicou como achado mais comum a baixa probabilidade de sonolência diurna (186; 62,2%); e o PSQI demonstrou qualidade de sono ruim na maioria dos casos (221; 73,9%). Foi observada sonolência diurna excessiva maior nas mulheres (p<0,05), e o estilo de vida bom ou muito bom foi associado à melhor qualidade do sono (p<0,05) e menor sonolência diurna (p<0,05).

CONCLUSÕES: Apesar da maioria dos alunos possuírem baixa probabilidade de sonolência diurna, a qualidade de sono mais prevalente foi demonstrada como ruim. As estudantes apresentaram maior probabilidade de sonolência diurna e o estilo de vida foi relacionado com boa qualidade do sono e menor sonolência diurna.

Acessar