Comparação do condicionamento físico durante a pré-temporada de jogadoras de futebol de elite finalistas e não finalistas.
Por Artur Avelino Birk Preissler (Autor), Pedro Schons (Autor), Guilherme Droescher de Vargas (Autor), Rafaela Wolf (Autor), Lucas Moraes Klein (Autor), Luiz Fernando Martins Kruel (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho físico na pré-temporada de jogadoras de futebol profissional de equipes finalistas e não finalistas. Métodos: Trinta e duas jogadoras de futebol profissional (grupo finalista: 16 jogadoras; grupo não finalista: 16 jogadoras) participaram do estudo. Duas semanas após o início da pré-temporada, as jogadoras de duas equipes diferentes que participariam da mesma competição profissional foram submetidas a avaliações de desempenho físico, como saltos, sprint linear de 20 m com e sem domínio de bola, mudança de direção em 20 m e o teste Yo-Yo IRL1. Uma das equipes era finalista, a outra não se classificou para a segunda fase da competição. Resultados: O desempenho no teste de resistência aeróbica foi significativamente maior (p = 0,004) no grupo finalista (1958,80 Å} 428,79 m) em comparação com o grupo não finalista (1488,80 Å} 428,14 m), demonstrando um grande tamanho de efeito (ES = 1,10). Conclusão: Este estudo sugere que as equipes finalistas apresentam níveis significativamente mais elevados de aptidão aeróbica durante a pré-temporada. Assim, treinadores e comissão técnica devem considerar que a aptidão aeróbica pode ser decisiva para o sucesso da equipe, enfatizando o processo de treinamento físico dessa capacidade em jogadoras de futebol profissional.