Resumo

Introdução: No voleibol, devido às suas características táticas e rapidez na solução de problemas, solicita-se consideravelmente do processamento cognitivo das informações do ambiente, por exemplo a velocidade da bola, a movimentação dos colegas e adversários, a situação de jogo, placar, tempo, etc. para se chegar a uma tomada de decisão (TD) eficaz. O conhecimento tático declarativo (CTD) e a TD, bem como a execução motora (técnica), são fatores relevantes no desenvolvimento da expertise neste tipo de esporte. Objetivo: Desta forma, objetiva-se comparar o CTD e a TD entre atletas de voleibol de nível escolar e de clubes. Matodologia: Participaram 20 atletas escolares (idade média de 16,6±1,1 anos; tempo de treino sistematizado de 2,8±1,6 anos) e 25 atletas de clubes (idade média de 16,9±2,2 anos; tempo de treino sistematizado de 3,7±1,2 anos) masculinos de voleibol. Para avaliar o CTD e a qualidade da TD foram utilizadas as cenas de ataque (ataque de extremidade – AE e ataque de centro – AC) do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol - TCTD:VB. Resultados: O teste t para amostras independentes mostrou diferenças significativas entre os grupos nos parâmetros CTD e TD nas cenas de AE e AC, sendo que os atletas de clube apresentaram desempenho superior aos atletas escolares em todos os parâmetros analisados. Conclusão: Conclui-se que a dedicação dos atletas, a maior experiência em competições e a pressão exercida pelo treinador em busca do rendimento é maior nos atletas de clubes, sendo alguns dos fatores que influenciam no melhor rendimento.

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