Comparação do Conhecimento Tático Declarativo Entre Jovens Praticantes de Basquetebol
Por Cleiton Pereira Reis (Autor), Matheus Marin de Freitas (Autor), Arody Silva Correia Neto (Autor), Adriana Amado Bazini (Autor), Alisson Marques Reis Ferreira (Autor), Mauro Vinícius de Sá (Autor), Juan Carlos Pérez Morales (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 291, 2022.
Resumo
O objetivo do estudo foi comparar o nível de Conhecimento Tático Declarativo entre atletas de basquetebol das categorias sub-12 e sub-13 de uma instituição esportiva. Participaram do estudo 47 meninos, 27 da categoria sub-12 e 20 da categoria sub-13. Todos são do sexo masculino, treinam pelo menos 2 vezes por semana e são vinculados à Federação Mineira de Basketball. Recorreu-se ao Instrumento para Mensurar o Conhecimento Tático Declarativo para o Basquetebol (IMCTD-Bb). O instrumento consta de 17 cenas, sendo 10 cenas de passe, 3 de arremesso, e 5 de infiltração, que correspondem a 13 cenas de ataque e 4 cenas de contra-ataque. Recorreu-se ao teste de Mann-Whitney para comparar os escores entre as categorias, considerando um nível de significância de 95%. Os atletas da categoria sub-12 obtiveram uma mediana do escore de 25.00 pontos. Já os atletas da categoria sub-13 alcançaram uma mediana de escore de 33.00 pontos (z=-2.219; p=.026). A comparação entre os grupos mostrou que os atletas da categoria sub-13 apresentaram um nível de aquisição de conhecimento tático declarativo (CTD) mais elevado que os atletas da categoria sub-12.A mensuração do conhecimento tático declarativo em atletas das categorias de base no basquetebol é uma importante ferramenta para se diagnosticar os níveis de rendimento e avaliação do impacto do processo de ensino-aprendizagem.