Resumo

De acordo com Moreno e Ribas (2004), as tarefas motoras nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) recorrem aos aspectos informacionais, perceptivos e de tomada de decisão. Assim, a tomada de decisão ganha importância nesse tipo de atividade esportiva, o que torna crucial o seu desenvolvimento ao longo do processo de ensino e aprendizagem (COSTA et al., 2016). Neste contexto, a qualidade na prestação esportiva relaciona-se com o conhecimento (GIACOMINI et al., 2011), sendo um deles o Conhecimento tático declarativo (CTD). Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar o CTD de atletas de voleibol masculino das categorias de base infantil (sub-15) e infanto-juvenil (sub-17). A amostra do presente estudo foi composta por 32 atletas de voleibol masculino, sendo 22 com 15 anos, pertencentes a categoria infantil, e 10 com a idade entre 16 e 17 anos, pertencentes à categoria infanto-juvenil. O instrumento utilizado para medir o CTD foi o proposto por Costa et al. (2016). Foram empregados testes estatísticos para determinar a existência de diferença entre os escalões de competição no voleibol em relação ao CTD. Os dados foram expressos pela estatística descritiva: média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. De acordo com análise dos dados, observou-se que, na categoria infantil o menor índice de acerto ocorreu no teste de levantamento (11,83%), enquanto o maior índice de acerto foi no teste de ataque na extremidade (23,48%). Além disso, os resultados mostraram que no teste de ataque pelo jogador central houve o menor valor no teste de CTD (zero), seguido pelo teste de ataque na extremidade (10pts), levantamento (20pts) e bloqueio (60pts). Na categoria infanto-juvenil observou-se que o menor índice de acerto ocorreu no teste de levantamento (17,00%), enquanto o maior índice de acerto foi no teste de ataque na extremidade (28,33%). Além disso, os resultados mostraram que no teste de ataque pelo jogador central houve o menor valor no teste de CTD (zero), seguido pelo teste de ataque na extremidade (20pts), levantamento (50pts) e bloqueio (90pts). Este resultado corrobora com o estudo de Costa et al. (2002), onde foi possível perceber que atletas de categorias mais velhas possuem um conhecimento tático declarativo superior aos atletas de categorias mais novas. De acordo com a literatura, as diferenças encontradas no CTD entre atletas experientes e principiantes sugerem um continuum na base de conhecimento relevante, que aumenta com a experiência (GARCÍA-GONZÁLEZet al., 2012). Assim como as pesquisas nesta temática, observou-se que atletas experientes, quando comparados aos principiantes, possuíram mais conhecimento sobre a tarefa, utilizaram melhor as informações disponíveis, apresentaram padrões mais rápidos de busca visual, codificaram e recuperaram informações de forma eficaz e tomaram decisões mais rápidas e adequadas.

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