Resumo

O comportamento sedentário (CS) pode influenciar o desenvolvimento cognitivo em adolescentes, entretanto a literatura mostra resultados divergentes sobre essa relação. Alguns resultados mostram que o CS pode afetar positivamente ou negativamente a função cognitiva. OBJETIVO: Comparar medidas do controle inibitório de acordo com comportamento sedentário medido objetivamente em adolescentes de ambos os sexos. MÉTODOS: A amostra foi composta de 124 adolescentes escolares (64 moças) com média de idade de 14,9 (0,8) anos. O CS foi mensurado através do acelerômetro (GT3x+). Foram incluídos nas análises os sujeitos que tiveram pelo menos quatro dias completos de dados, com no mínimo oito horas de tempo de uso por dia (≥ 480 minutos/dia) e um dia válido do final de semana. O ponto de corte para o comportamento sedentário adotado foi específico para essa população (0 a 720 counts/minuto). Os sujeitos foram classificados em alto e baixo CS de acordo com percentil 75. A cognição foi avaliada através do teste de Stroop, avaliando o percentual de respostas congruentes e incongruentes bem como o tempo de reação de cada condição. Para as análises, o teste t para amostras independentes, estratificado por sexo foi utilizado com significância estatística de 5%. RESULTADOS: Com relação a medida de cognição, as moças tiveram maior percentual de acertos congruentes quando comparado com rapazes (p <0,001) e os rapazes tiveram melhor desempenho no tempo de reação congruente (p=0,028). Com relação a medida de cognição, as moças tiveram maior percentual de acertos congruentes quando comparado com rapazes (p <0,001) e os rapazes tiveram melhor desempenho no tempo de reação congruente (p=0,028). Os rapazes classificados em baixo CS quando comparados com o grupo alto CS, apresentaram maior percentual de acertos (98,6 vs. 97,0; p=0,047) respectivamente. Tanto nas respostas congruentes (0,7s vs. 0,8s; p=0,047) quanto nas respostas incongruentes (0,8s vs. 1,0s; p=0,019) o tempo de reação foi menor nos classificados em alto CS. CONCLUSÃO: O alto CS parece influenciar o controle inibitório de formas diferentes para os rapazes. Estes resultados indicam a importância de limitar o CS, embora seus efeitos pareçam ser bidirecionais de acordo com o aspecto avaliado.

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