Comparação do controle inibitório de acordo com comportamento sedentário medido objetivamente em adolescentes
Por Gabrielle Zardo Ansolin (Autor), Mileny Caroline Menezes de Freitas (Autor), Julio Cesar da Costa (Autor), Leonardo Alex Volpato (Autor), Marcelo Romanzini (Autor), Enio Ricardo Vaz Ronque (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
O comportamento sedentário (CS) pode influenciar o desenvolvimento cognitivo em adolescentes, entretanto a literatura mostra resultados divergentes sobre essa relação. Alguns resultados mostram que o CS pode afetar positivamente ou negativamente a função cognitiva. OBJETIVO: Comparar medidas do controle inibitório de acordo com comportamento sedentário medido objetivamente em adolescentes de ambos os sexos. MÉTODOS: A amostra foi composta de 124 adolescentes escolares (64 moças) com média de idade de 14,9 (0,8) anos. O CS foi mensurado através do acelerômetro (GT3x+). Foram incluídos nas análises os sujeitos que tiveram pelo menos quatro dias completos de dados, com no mínimo oito horas de tempo de uso por dia (≥ 480 minutos/dia) e um dia válido do final de semana. O ponto de corte para o comportamento sedentário adotado foi específico para essa população (0 a 720 counts/minuto). Os sujeitos foram classificados em alto e baixo CS de acordo com percentil 75. A cognição foi avaliada através do teste de Stroop, avaliando o percentual de respostas congruentes e incongruentes bem como o tempo de reação de cada condição. Para as análises, o teste t para amostras independentes, estratificado por sexo foi utilizado com significância estatística de 5%. RESULTADOS: Com relação a medida de cognição, as moças tiveram maior percentual de acertos congruentes quando comparado com rapazes (p <0,001) e os rapazes tiveram melhor desempenho no tempo de reação congruente (p=0,028). Com relação a medida de cognição, as moças tiveram maior percentual de acertos congruentes quando comparado com rapazes (p <0,001) e os rapazes tiveram melhor desempenho no tempo de reação congruente (p=0,028). Os rapazes classificados em baixo CS quando comparados com o grupo alto CS, apresentaram maior percentual de acertos (98,6 vs. 97,0; p=0,047) respectivamente. Tanto nas respostas congruentes (0,7s vs. 0,8s; p=0,047) quanto nas respostas incongruentes (0,8s vs. 1,0s; p=0,019) o tempo de reação foi menor nos classificados em alto CS. CONCLUSÃO: O alto CS parece influenciar o controle inibitório de formas diferentes para os rapazes. Estes resultados indicam a importância de limitar o CS, embora seus efeitos pareçam ser bidirecionais de acordo com o aspecto avaliado.