Comparação do desempenho tático-técnico entre os estágios competitivos laranja e verde no tênis de campo infantil
Por Lauro Borges (Autor), Leonardo Lamas (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 46, n 1, 2024.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as tendências tático-técnicas nos estágios laranja (9 anos) e verde (10 anos) em competições infantis de tênis de campo. Este estudo observacional utilizou o índice Kappa de Cohen para verificar a confiabilidade intra-observador (1,00). Os resultados mostraram diferenças significantes na duração dos pontos, subdivididos em três momentos, e na frequência de golpes entre os estágios laranja e verde, com maior duração dos pontos e variedade de golpes no estágio verde (p < 0,05). Não foram observadas diferenças nas áreas de rebatida da quadra. Conclui-se que as adaptações no tênis infantil devem levar em conta as dimensões do espaço de jogo e as características dos implementos em função da experiência dos praticantes.