Comparação do Efeito Agudo do Exercício com a Eletroestimulação Funcional Sobre o Fluxo Arterial Periférico de Indíviduos Hipertensos e Diabéticos: Um Estudo Piloto
Por Djeime Mahle (Autor), Taís Borges (Autor), Marciele Silveira Hopp (Autor), Litiele Evelin Wagner (Autor), Bárbara da Costa Flores (Autor), Dulciane Nunes Paiva (Autor), Dannuey Machado Cardoso (Autor).
Em Cinergis v. 17, n 4, 2016. Da página 278 a 281
Resumo
Objetivo: comparar o efeito agudo da eletroestimulação funcional (FES) e do exercício de plati/dorsi flexão de tornozelo sobre o fluxo arterial periférico de indivíduos com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) tipo II. Método: estudo crossover composto por portadores de HAS e DM controlada, de ambos os sexos e com idade entre 45 a 70 anos. Avaliado o Índice Tornozelo-Braquial (ITB) em membros superiores e inferiores através de esfigmomanômetro e doppler vascular portátil, sendo avaliada a presença de claudicação intermitente (CI), através do Questionário de Edimburgo em repouso. Após, a amostra foi randomizada para receber a aplicação da FES (situação intervenção) ou realizar exercício de planti/dorsiflexão de tornozelo (situação controle) com aferição posterior do ITB, sendo conferida pausa entre intervenções (washout) de 10 a 20 segundos. Resultados: amostra composta por 10 participantes (5 homens, média de idade de 61,6 ± 8,1 anos e IMC de 29,7 ± 3,7 Kg/m2), sendo dois com ITB indicativo de doença arterial periférica (DAP) (<0,90) estando a CI presente em 08 indivíduos da amostra. Tanto o exercício quanto a FES não produziram diferença significativa no ITB, entretanto, a FES produziu um tamanho do efeito médio a grande, indicando redução aguda do fluxo periférico. Considerações finais: em nossa amostra, FES e exercício ativo de plati/dorsiflexão de tornozelo não alteraram o fluxo arterial periférico de indivíduos com HAS e DM tipo II, no entanto, devido à tendência deste índice ser menor após aplicada a FES, o exercício parece ser mais seguro para este perfil de paciente.