Resumo

INTRODUÇÃO: O equilíbrio estático é definido como a capacidade de manter a estabilidade postural, controlando a posição do corpo sobre uma base de apoio estacionária. O balé clássico é um estilo de dança baseado na execução de movimentos extremamente complexos (e.g., deslocamento e mudança rápida de direção, flexão e extensão de distintas articulações, saltos, giros), os quais podem ocasionar adaptações ao longo do tempo no equilíbrio estático. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi comparar o equilíbrio estático entre adolescentes bailarinas e não bailarinas. MATERIAIS E MÉTODOS: Dezoito adolescentes do sexo feminino, dez bailarinas (14,0 ± 2,9 anos; 43,8 ± 8,9 kg; 1,6 ± 0,1 m) e oito não bailarinas (12,2 ± 1,8 anos; 46,7 ± 15,1 kg; 1,5 ± 0,1 m), participaram do estudo. O equilíbrio estático foi avaliado por meio do teste parada de cegonha. As participantes foram posicionadas em pé com as mãos no quadril. Ao sinal do avaliador, a participante deveria tirar o calcanhar do pé dominante do chão e manter o pé colateral apoiado na parte medial do joelho. A participante foi orientada a manter-se nesta posição o maior tempo possível. As participantes realizaram três sessões experimentais, compostas de três tentativas. O tempo total foi registrado com um cronômetro de mão e a média das tentativas foi utilizada nas análises. RESULTADOS: O teste de Shapiro-Wilk verificou a distribuição de normalidade dos dados. O test t-Student para amostras não pareadas demonstrou diferenças significativas no equilíbrio estático entre as adolescentes bailarinas e não bailarinas (p < 0,05; Figura 1). CONCLUSÃO: Os resultados do presente estudo sugerem que adolescentes bailarinas apresentam um maior equilíbrio estático comparado com as não bailarinas.

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