Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar o índice de gordura corporal (CAI) de escolares em diferentes picos de taxa de crescimento (PVC). A amostra intencional foi constituída por 40 escolares do sexo masculino, da cidade de Tres Barras, SC. Os indivíduos foram divididos em três grupos (antes, durante e após o PVC). Para o cálculo do PVC, foram coletados dados de idade (I) e antropométricos do comprimento da perna (PC), altura tronco-cefálica (CT), massa corporal (CM) e altura (E). E para o cálculo do IAC, foram coletadas a altura (já mencionada) e a circunferência do quadril (CQ). A normalidade dos dados foi realizada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. Em seguida, foram realizados os testes de tendência central (média e desvio padrão). Para a comparação dos dados foi utilizada a análise de variância: ANOVA one Way e post hoc Tukey, para determinar as diferenças entre os grupos avaliados, com nível de significância estipulado em p <0,05. Os resultados apresentados demonstraram diferenças significativas entre o grupo durante o PVC para o grupo antes do PVC nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. O grupo após o PVC apresentou diferenças significativas para o grupo anterior nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. Quanto às comparações entre o grupo após o grupo durante valores significativos, foram encontradas nas variáveis ​​MC, CT e CQ. Na comparação do IAC nos diferentes PVCs, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos avaliados. Conclui-se que não há diferenças significativas no IAC de escolares em diferentes PVCs. determinar as diferenças entre os grupos avaliados, com nível de significância estipulado em p <0,05. Os resultados apresentados demonstraram diferenças significativas entre o grupo durante o PVC para o grupo antes do PVC nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. O grupo após o PVC apresentou diferenças significativas para o grupo anterior nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. Quanto às comparações entre o grupo após o grupo durante valores significativos, foram encontradas nas variáveis ​​MC, CT e CQ. Na comparação do IAC nos diferentes PVCs, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos avaliados. Conclui-se que não há diferenças significativas no IAC de escolares em diferentes PVCs. determinar as diferenças entre os grupos avaliados, com nível de significância estipulado em p <0,05. Os resultados apresentados demonstraram diferenças significativas entre o grupo durante o PVC para o grupo antes do PVC nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. O grupo após o PVC apresentou diferenças significativas para o grupo anterior nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. Quanto às comparações entre o grupo após o grupo durante valores significativos, foram encontradas nas variáveis ​​MC, CT e CQ. Na comparação do IAC nos diferentes PVCs, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos avaliados. Conclui-se que não há diferenças significativas no IAC de escolares em diferentes PVCs. Os resultados apresentados demonstraram diferenças significativas entre o grupo durante o PVC para o grupo antes do PVC nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. O grupo após o PVC apresentou diferenças significativas para o grupo anterior nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. Quanto às comparações entre o grupo após o grupo durante valores significativos, foram encontradas nas variáveis ​​MC, CT e CQ. Na comparação do IAC nos diferentes PVCs, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos avaliados. Conclui-se que não há diferenças significativas no IAC de escolares em diferentes PVCs. Os resultados apresentados demonstraram diferenças significativas entre o grupo durante o PVC para o grupo antes do PVC nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. O grupo após o PVC apresentou diferenças significativas para o grupo anterior nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. Quanto às comparações entre o grupo após o grupo durante valores significativos, foram encontradas nas variáveis ​​MC, CT e CQ. Na comparação do IAC nos diferentes PVCs, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos avaliados. Conclui-se que não há diferenças significativas no IAC de escolares em diferentes PVCs. O grupo após o PVC apresentou diferenças significativas para o grupo anterior nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. Quanto às comparações entre o grupo após o grupo durante valores significativos, foram encontradas nas variáveis ​​MC, CT e CQ. Na comparação do IAC nos diferentes PVCs, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos avaliados. Conclui-se que não há diferenças significativas no IAC de escolares em diferentes PVCs. O grupo após o PVC apresentou diferenças significativas para o grupo anterior nas variáveis ​​I, MC, E, CP, CT e CQ. Quanto às comparações entre o grupo após o grupo durante valores significativos, foram encontradas nas variáveis ​​MC, CT e CQ. Na comparação do IAC nos diferentes PVCs, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos avaliados. Conclui-se que não há diferenças significativas no IAC de escolares em diferentes PVCs.

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