Resumo

Introdução: Pouco se sabe sobre as mudanças no nível de atividade física, comportamento sedentário e no tempo de sono que ocorrem com a transição no ensino escolar. Objetivo: Comparar o nível de atividade física (NAF), comportamento sedentário (CS) e o tempo de sono (TS) em escolares do ensino médio e fundamental. Métodos: A amostra foi composta por 400 escolares (11-18 anos) que fazem parte do Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela. O NAF e o CS foram mensurados através da versão curta do International Physical Activity Questionnaire(IPAQ), enquanto que o tempo de tela e o tempo de sono foram obtidos através do questionário do ISCOLE. Foram mensurados o peso corporal (kg) e a estatura (cm) para o cálculo do índice de massa corporal (IMC; kg/m2). O IMC foi categorizado de acordo com os dados de referência propostos pela Organização Mundial da Saúde para crianças e adolescentes. A análise estatística utilizada foi descritiva (média e desvio-padrão); (frequência e porcentagem), teste-t de Student para amostras independentes e o qui-quadrado considerando p<0,05. Resultados: Os escolares do ensino médio apresentaram em média valores significativamente superiores na quantidade de atividade física (AF) leve, porém essa diferença não foi encontrada nas intensidades moderada e vigorosa. Já quanto ao tempo de sono, 60,6% dos escolares do ensino médio dormiam <8 horas/dia, ao contrário dos alunos do ensino fundamental onde 73,3% dormiam ≥8 horas. Não foram encontradas diferenças significativas quanto ao tempo de tela, o tempo sentado na semana e no fim de semana entre os escolares. Conclusão: Os alunos do ensino médio gastam mais tempo com AF leve e passam menos tempo dormindo quando comparados aos alunos do ensino fundamental.

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