Comparação do Nível de Atividade Física, Comportamento Sedentário e Tempo de Sono em Diferentes Níveis do Ensino Escolar
Por Eduardo Rossato de Victo (Autor), Gerson Ferrari (Autor), João Pedro da Silva Júnior (Autor), Timoteo Leandro Araujo (Autor), Victor Keihan Rodrigues Matsudo (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Pouco se sabe sobre as mudanças no nível de atividade física, comportamento sedentário e no tempo de sono que ocorrem com a transição no ensino escolar. Objetivo: Comparar o nível de atividade física (NAF), comportamento sedentário (CS) e o tempo de sono (TS) em escolares do ensino médio e fundamental. Métodos: A amostra foi composta por 400 escolares (11-18 anos) que fazem parte do Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela. O NAF e o CS foram mensurados através da versão curta do International Physical Activity Questionnaire(IPAQ), enquanto que o tempo de tela e o tempo de sono foram obtidos através do questionário do ISCOLE. Foram mensurados o peso corporal (kg) e a estatura (cm) para o cálculo do índice de massa corporal (IMC; kg/m2). O IMC foi categorizado de acordo com os dados de referência propostos pela Organização Mundial da Saúde para crianças e adolescentes. A análise estatística utilizada foi descritiva (média e desvio-padrão); (frequência e porcentagem), teste-t de Student para amostras independentes e o qui-quadrado considerando p<0,05. Resultados: Os escolares do ensino médio apresentaram em média valores significativamente superiores na quantidade de atividade física (AF) leve, porém essa diferença não foi encontrada nas intensidades moderada e vigorosa. Já quanto ao tempo de sono, 60,6% dos escolares do ensino médio dormiam <8 horas/dia, ao contrário dos alunos do ensino fundamental onde 73,3% dormiam ≥8 horas. Não foram encontradas diferenças significativas quanto ao tempo de tela, o tempo sentado na semana e no fim de semana entre os escolares. Conclusão: Os alunos do ensino médio gastam mais tempo com AF leve e passam menos tempo dormindo quando comparados aos alunos do ensino fundamental.