Resumo

O objetivo do estudo foi comparar o nível de atividade física, hábitos de lazer e estilo de vida de estudantes de licenciatura e bacharelado em Educação Física. A amostra foi constituída por 157 estudantes de bacharelado e 51 de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do estado do Paraná. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Hábitos de Lazer, o Questionário Internacional de Atividade Física – Versão Longa, o Questionário Estilo de Vida Fantástico e o Questionário Sociodemográfico. Para a análise dos dados foi utilizada o teste Prova U de Mann Whitney para a comparação entre grupos e e o Qui-quadrado para grupo único para verificar a tendência das variáveis sociodemográficas. Todas as análises obedeceram o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os estudantes de licenciatura apresentaram maiores índices de lazer instrutivo e realizam mais atividades físicas domésticas. Ao avaliar os estudantes dos cursos de bacharelado e licenciatura conforme o sexo evidenciou-se que os homens apresentaram melhores índices nas variáveis: lazer lúdico, avaliação geral do lazer, atividade física no lazer e a comportamento. Entretanto, na variável introspecção evidenciou-se que as mulheres que cursavam licenciatura apresentavam menor índice quando comparado aos homens.

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