Comparação do Nível de Conhecimento Tático Declarativo e da Tomada de Decisão Entre Atletas Escolares Masculinos e Femininos de Voleibol
Por Richard Xavier da Fonseca (Autor), Rivanildo Constantino dos Santos (Autor), Samuel da Silva Aguiar (Autor), Lucas Samuel Tessutti (Autor), Marcus Tulius de Paula Senna (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor).
Resumo
O voleibol, devido as suas características específicas de regras e não invasão da quadra adversária, exige-se de seus jogadores uma alta demanda cognitiva para a resolução de situações-problemas que decorrem nas partidas. Sendo assim, processos cognitivos, como o conhecimento tático declarativo (CTD), são importantes para uma excelência na qualidade das tomadas de decisão (TD) dos atletas. Objetiva-se comparar o nível de CTD e a qualidade da TD entre atletas masculinos e femininos escolares de voleibol. Participaram 20 atletas escolares masculinos de voleibol (idade média de 16,6 ± 1,1 anos; tempo de treino sistematizado de 2,8 ± 1,6 anos) e 21 atletas femininas (idade média de 15,1 ± 1 anos; tempo de treino sistematizado de 3,4 ± 0 anos) escolares de voleibol. Para avaliar a qualidade da TD e o nível de CTD foi utilizado o Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol (TCTD:VB). Observou-se uma diferença significativa na situação de levantamento (LE), quando comparados o grupo masculino e o grupo feminino, sendo os atletas masculinos com pontuações mais altas do que as atletas femininas. Observou-se também diferença na quantidade de respostas corretas (TD) para a situação de ataque de extremidade (AE), sendo maiores para o grupo masculino quando comparado com o grupo feminino. Conclui-se que a especificidade e velocidade do jogo masculino em relação ao feminino é um dos fatores que influência na percepção de sinais relevantes e, consequentemente, no CTD e na TD de jovens atletas escolares de voleibol quando compara-se os sexos.