Resumo

O voleibol, devido as suas características específicas de regras e não invasão da quadra adversária, exige-se de seus jogadores uma alta demanda cognitiva para a resolução de situações-problemas que decorrem nas partidas. Sendo assim, processos cognitivos, como o conhecimento tático declarativo (CTD), são importantes para uma excelência na qualidade das tomadas de decisão (TD) dos atletas. Objetiva-se comparar o nível de CTD e a qualidade da TD entre atletas masculinos e femininos escolares de voleibol. Participaram 20 atletas escolares masculinos de voleibol (idade média de 16,6 ± 1,1 anos; tempo de treino sistematizado de 2,8 ± 1,6 anos) e 21 atletas femininas (idade média de 15,1 ± 1 anos; tempo de treino sistematizado de 3,4 ± 0 anos) escolares de voleibol. Para avaliar a qualidade da TD e o nível de CTD foi utilizado o Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol (TCTD:VB). Observou-se uma diferença significativa na situação de levantamento (LE), quando comparados o grupo masculino e o grupo feminino, sendo os atletas masculinos com pontuações mais altas do que as atletas femininas. Observou-se também diferença na quantidade de respostas corretas (TD) para a situação de ataque de extremidade (AE), sendo maiores para o grupo masculino quando comparado com o grupo feminino. Conclui-se que a especificidade e velocidade do jogo masculino em relação ao feminino é um dos fatores que influência na percepção de sinais relevantes e, consequentemente, no CTD e na TD de jovens atletas escolares de voleibol quando compara-se os sexos.

Acessar