Comparação do Perfil de Estilo de Vida de Alunos de Educação Física: Ingressantes e Concluintes
Por Yan Costa Santana (Autor), Camilla Melo de Jesus (Autor), Andressa Moura Costa (Autor), Pedro Henrique Wachsmuth Silva (Autor), Daniely Bento Farias (Autor), Samanta Garcia de Souza (Autor), Lídia Acyole de Souza Oliveira (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: O estilo de vida (EV) é um importante indicador de saúde, e pode ser alterado no decorrer da vida de um indivíduo. Devido das demandas acadêmicas, a fase universitária é marcada por mudanças de comportamento. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi comparar o perfil de Estilo de Vida entre ingressantes e concluintes de um curso de Educação Física. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo caracteriza-se como transversal, descritivo correlacional, de análise quantitativa, em alunos de ingressantes (i) e concluintes (c) de um curso de Educação Física. Para coleta utilizou-se uma ficha sócio demográfica, e o questionário Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI), composto por 15 questões divididas em 5 componentes: Nutrição, Atividade física, Relacionamentos sociais, Comportamentos preventivos e Controle do Estresse. Para cada questão tem-se as seguintes opções de respostas: “nunca” “as vezes” “quase sempre” e “sempre”, possibilitando uma quantificação para cada resposta, de 0,1, 2 e 3, respectivamente. Para a análise dos resultados assume-se que quanto mais próximo de 3, melhor a avaliação de cada componente. Utilizou-se a estatística inferencial para análise dos dados. Estes foram apresentados em média e desvio padrão, adotando p<0,05 nas comparações feitas pelo teste t para amostras independentes. RESULTADOS: O estudo foi realizado com 77 universitários, com idade de 20,10 ± 1,3 anos, dos quais 49 eram ingressantes e 28, concluintes. Quanto do PEVI, o componente Nutrição apresentou os piores resultados (1,57 ± 0,61), enquanto o componente Relacionamentos sociais apresentou os melhores índices (2,10 ± 0,60). Já na Atividade Física (1,88 ± 0,73), Comportamentos Preventivos (1,67 ± 0,58), e Controle do Estresse (1,58 ± 0,67) foram encontrados com valores regulares. Quando comparados os achados entre períodos, foi encontrada diferença significativa nos componentes Comportamentos Preventivos (i=1,77±0,60/c=1,40±0,35/p=0,003) e Controle de Estresse (i=1,67±0,70/c=1,25±0,45/p=0,001) no qual os ingressantes apresentaram melhores médias. CONCLUSÃO: Na avaliação do EV, o componente nutrição foi o pior resultado na amostra, indicando que os universitários não adotam condutas adequadas de alimentação. Além disso, alunos concluintes apresentaram piores resultados em comportamentos preventivos e controle do estresse, indicando risco para a saúde destes alunos.