Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos de duas distintas metodologias de formação esportiva (a Tradicional e a Maturacional), sobre as qualidades físicas de escolares, do sexo masculino com 13 anos da Escola Tiradentes I, na cidade de Belém no Estado do Pará. Caracterizou-se uma pesquisa do tipo quase experimental. A amostra foi composta por 60 alunos do gênero masculino, divididos em três grupos, dois experimentais, o Grupo Tradicional (GT, n= 20) e o Grupo Maturacional (GM, n= 20), submetidos a 16 semanas de treinamento, e um grupo controle (GC n= 20), que não participou de nenhum tratamento especial. Para avaliação da Maturação Biológica foi realizado o RX de mão e punho, para a antropometria foi avaliada a estatura e a massa corporal e para avaliação das qualidades físicas foram utilizados os seguintes protocolos: coordenação (teste de Burpee), força explosiva (teste de impulsão vertical), resistência aeróbica (teste Shuttle Run), agilidade (teste Shuttle Run), velocidade (50 metros lançados) e Flexibilidade (Testes Angulares de Goniometria). A análise estatística foi feita de forma descritiva e inferencial (Teste t, Wilcoxon, Kruskal Wallis e Mann-Whitney) com um nível de significância de α  0,05 para todos os casos. Nas comparações intergrupos (GM x GT), observaram-se diferenças significativas na velocidade (%= -48,75%, p=0,007) e resistência aeróbica (%= -34,30%, p=0,023) e nas intra-grupos GM e GT, em todas as variáveis, exceto a flexibilidade, com significância diferente nos grupos, não acontecendo o mesmo com o GC. A partir dos resultados conclui-se a importância da utilização de uma metodologia de formação esportiva nas aulas de Educação Física, com aplicação da metodologia maturacional no desenvolvimento das qualidades físicas velocidade e resistência aeróbica de escolares do sexo masculino de 13 anos.

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